HISTÓRICO RESUMIDO DA BERIBERI E A VITAMINA B1

março 21, 2012 às 2:35 pm | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

A Beribéri é uma doença neurodegenerativa que, no final do século XIX era relativamente comum no sudeste asiático. Hoje em dia sabemos que é causada por carência de vitamina b1 (tiamina), porém, um dos primeiros pesquisadores a investigar a causa da doença, Christiaan Eijkman, em Java, acreditava que a causa era a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, tendo em vista que a enfermidade ocorria mais frequentemente em prisões, hospícios, quartéis e em tripulações de navios: fortes indícios de que era uma doença contagiosa.

 

No curso de suas investigações, Eijkman descobriu que frangos cuja alimentação era arroz branco sofriam de doença similar. Assim, supôs que estivesse ocorrendo contaminação nos moinhos onde se processava o arroz. Então, resolveu testar se uma dieta de arroz vermelho, não processado, poderia curar a doença, pois poderia conter algum tipo de antitoxina ou bactericida. Os testes em frangos funcionaram, porém, vários críticos não aceitaram seus resultados e Eijkman resolveu aplicar testes em humanos.

 

Em primeiro lugar, propôs que se mudasse a dieta de uma prisão, de arroz branco para arroz vermelho e o resultado foi que o percentual de acometidos pela doença diminuiu. Porém, como não se utilizou um grupo controle, os resultados ainda não foram aceitos. Por sorte, havia um estudo em andamento abrangendo várias prisões em Java, no qual se estava testando dietas com variedades distintas de arroz. Ao se analisar a incidência de beribéri levando em conta os dados dessa pesquisa, comprovou-se que o número de acometidos continuava sendo maior com a dieta de arroz branco, menor com a de arroz vermelho e intermediária com as outras variedades.

 

Eijkman ainda cria que a causa da doença era contaminação por parte de bactérias presentes no arroz. Posteriormente, Gerrit Grijns, também em Java, foi o responsável por mostrar que a doença era devida a uma carência nutricional devido ao fato de o arroz branco não fornecer as quantidades necessárias de vitamina b1.

 

Fonte: Allchin, D. Appreciating Classic Experiments. In Carolyn Schofield (ed.), 2004-2005. Professional Development for AP Biology. New York: College Entrance Examination Board.

TrackBack URI

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: