JESUS MANDOU VOCÊ SER SACO DE PANCADAS?

dezembro 27, 2006 às 9:47 am | Publicado em Blogroll, Uncategorized | Deixe um comentário

É comum muitos cristãos se comportarem como um hamster encurralado por um gato, achando que devem ser completamente passivos às ofensas e agressões. O principal trecho utilizado pra se justificar isso, está no capítulo 5 do Evangelho de Mateus, onde Jesus diz que se alguém nos bate em um lado da face, devemos oferecer o outro. Como isso não faz sentido, principalmente tendo em vista os trechos nos Evangelhos onde Jesus manda umas tiradas muito boas em cima dos críticos, vejamos o que isso realmente significa.

 

No documentário da BBC: Jesus The Real Story*, episódio 2, o estudioso N. T. Wright nos explica, segue um transcrito:

 

De acordo com Tom Wright, Jesus estava usando a expressão [oferecer a outra face] como uma metáfora para resistência pacifista ou não-violenta:

“Se eu der um tapa na face direita de alguém, será com a parte de trás da minha mão direita, e muitos estudiosos têm sugerido que isso é algo humilhante, é o que você faria com um escravo, uma criança, ou alas! Naquela cultura, com uma mulher.

Então dizer ‘OK, agora acerte minha face esquerda’, é uma forma de dizer, ‘me bata de novo se quiser, mas dessa vez faça de isso de forma que estejamos no mesmo nível’.

É uma forma de, freqüentemente, reafirmar a própria dignidade, debochando do agressor que está te rebaixando.”

 

Simples não? É basicamente exigir ser tratado com respeito, e não ser capacho de malandros (se quiser visualizar melhor a situação, imagine aqueles filmes de nobres francesinhos com pó de arroz na cara desafiando uns aos outros com tapinhas de luvinhas). Você não precisa agredir o sujeito com uma voadora, mas também não precisa ficar quietinho sendo mutilado que nem um hamster, você é um gato (ui! hehehehe).

 

*Engraçado, ou esquisito… é o fato de que não consigo mais achar a página sobre essa série no site da BBC…

Anúncios

TrackBack URI


Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: