SÓ PRA CONSTAR…

novembro 18, 2006 às 11:22 am | Publicado em Blogroll, Uncategorized | Deixe um comentário

Evidência a favor da abiogênese?
Só pra constar mesmo… Um dia desses vi um ateu num desses fóruns do orkut passando um link com um artigo da revista Science, que segundo ele, constitui evidência favorecendo o modelo ateísta das origens.

O artigo pode ser encontrado aqui:
http://www.evilbible.com/Synthetic_Life.htm

Resumo do resumo:
Os caras inseriram o cDNA do genoma de um vírus em um plasmídio. Depois pegaram isso aí, e tacaram dentro do tubo de ensaio, contendo extrato celular – HeLa cell-free extract. Resultado: Obtiveram novas partículas virais! Como os vírus não são considerados vivos por muitos (inclusive eu, pra mim vírus são entidades), pode se considerar essa produção de partículas virais como um dos passos da evolução pré-biótica, pois de acordo com o ateísmo, a primeira forma de vida era bem simples.

Pode se considerar isso como evidência pra se crer na abiogênese? Não. Simplesmente porque este extrato celular, apesar de não conter células íntegras nem organelas, contém basicamente todos os ingredientes necessários pra se fazer o que os experimentadores se propuseram a fazer: sintetizar RNA e proteínas do capsídeo viral.

A referência para se ver o que é um extrato livre de células HeLa, pode ser encontrada no link a seguir, mas pra falar a verdade, é só ler o início do resumo do artigo:

“We have developed a cell-free system for studying the synthesis of mRNA in mammalian cells. The system consists of a dialyzed and concentrated whole-cell extract derived from HeLa cells, small molecules and cofactors needed for transcription, and exogenously added DNA.”
http://www.pnas.org/cgi/reprint/77/7/3855.pdf

Mesmo que haja diferenças nas composições dos extratos dos dois experimentos, ambos precisam conter os materiais de construção pra se obter o que se pretende, ou seja, longe de ser um caldo primordial, este frasco na verdade é como se fosse uma célula gigantesca.

CONCLUSÃO: A partir da leitura do artigo, podemos perceber que ele mostra que para se reproduzir entidades contendo alto conteúdo informacional, é necessário, além dos blocos de construção, planejamento.

TrackBack URI

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: